- 1 k de costelinha de porco.
- 500 g de mandioca descascada.
- 1 maço de agrião.
- 2 dentes de alho picado.
- 1 cebola picada à brunoise (cubinhos).
- 1 pimenta dedo de moça.
- sal, manteiga, azeite, óleo, salsinha picada.
Parte Prática:
- Costelinha de porco na pressão: Separe as costelinhas e corte-as ao meio do osso. Tempere com sal a gosto e um fio de azeite, misturando bem para espalhar o tempeiro. Coloque 2 colheres de sopa de óleo em uma panela de pressão e doure as costelinhas em fogo alto até que fiquem bem moreninhas. Mexa com uma colher de pau para não grudar ou queimar parte da carne das costelinhas. Acrescente uma cebola picada e refogue por 2 minutos. Acrescente 1 dente de alho e deixe refogar mais 1 minuto, mexendo sempre. Acrescente água até cubrir as costelinhas, feche a panela de pressão e quando levantar fervura abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo, retire a pressão, abra a panela, religue o fogo em alto e continue cozinhando até secar toda a água. Mexa de vez em quando com cuidado para não soltar a carne do osso, pois esta deve estar bem macia. Corrija o sal se necessário. Desligue o fogo e reserve.
- Quibebe de mandioca: Lave e pique a mandioca em pedaços médios. Cubra com água e cozinhe os pedaços na panela de pressão por aproximadamente 15 minutos contados após levantar fervura. Desligue o fogo, retire a pressão e bata no liquidificador uma xícara da mandioca cozida e duas xícaras do caldo de cozimento formando um creme ralo. Pique o restante da mandioca cozida em pedaços menores, coloque em uma panela e leve ao fogo baixo junto com creme. Acrescente uma pimenta dedo de moça picada em pedaços pequenos, sem as sementes e a parte branca e misture bem. Tempere com sal a gosto, uma colher de azeite e um punhado de salsinha picada. Desligue o fogo e reserve.
- Talos de Agrião refogado: Lave o agrião e separa as folhas dos talos. Com as folhas faça uma sala para acompanhar. Corte os talos em pedaços pequenos. Em uma panela em fogo alto derreta uma colher de sopa de manteiga. Acrescente uma colher de sopa de azeite e doure 1 alho picado. Refogue os talos de agrião picados por 2 minutos. Tempere com sal a gosto. Sirva pedaços da costellinha de porco com uma concha do quibebe de mandioca e uma porção de talos de agrião refogado.



Lista de Material:
Lista de Material:
Lista de Material:
Lista de Material: